PROJETO JUVENTUDE & CIDADANIA LARANJEIRAS ENCERRA SUA EDIÇÃO

No último dia 28 de janeiro o Projeto Juventude & Cidadania Laranjeiras encerrou sua primeira edição com uma Live realizada no Clube Social Antônio Carlos Franco, no Centro de Laranjeiras, contando com a participação de alguns convidados especiais que falaram da sua experiência de convivência com o projeto e com o time do Instituto Rahamim. Entre os convidados estavam dois cantores da terra, Leomax Célio, que foi o primeiro voluntário do instituto no município, o cantor de reggae Marcos Rogério da banda Sisal Roots, além da cantora Scheila Ramos do bairro Santa Maria em Aracaju. Os três cantores animaram a Live com suas músicas junto ao DJ Gordo.

Segundo o cantor Leomax o Instituto Rahamim e o projeto Juventude & Cidadania ajudaram muita gente no município, jovens que não teriam oportunidade de participar de uma qualificação profissional e, por este motivo, a instituição deixou uma marca grande e irá fazer muita falta em Laranjeiras. “Eu amo meu município e luto para continuar trabalhando aqui. É um privilégio! E esses jovens com a qualificação que receberam poderão ajudar a movimentar a economia da cidade através daquilo que aprenderam no projeto”, afirmou o artista. “A gente espera que essa ida do Instituto Rahamim seja provisória. A cidade ainda precisa muito de ações como essa desenvolvida através do projeto”.

Outro grande destaque do evento foi a participação dos entrevistados. Duas ex-alunas dos cursos nas áreas de beleza e costura, hoje empresárias, a Lenilza Bispo e a Ana Angélica dos Santos, falaram de sua experiência durante o período de formação e o quanto suas vidas foram modificadas para melhor através do projeto. “Hoje sou empresária! Tenho meu próprio salão de beleza, conquistei minha clientela e ainda virei representante de produtos. Minha vida mudou depois que passei pelo Juventude & Cidadania. Só tenho a agradecer ao Instituto Rahamim e a Petrobras por essa oportunidade”, destacou a cabeleireira Lenilza.

O fundador do Instituto Rahamim, Cristiano Lima, e o Gerente do Senac Móvel, Edson Dias, também foram entrevistados. Cristiano salientou que a parceria com a Petrobras trouxe para o instituto uma experiência de crescimento em gestão muito grande. “Foi um divisor de águas!” afirmou. Ainda segundo ele, a instituição caminha para se aperfeiçoar ainda mais em gestão, transparência e na promoção de impactos sociais. Já para Edson Dias a parceria entre o Instituto Rahamim e o Senac, firmada desde 2012, é motivo de muito orgulho pelo número de qualificações e ações de exercício da cidadania que já realizaram juntos com jovens em situação de vulnerabilidade. “Só temos a agradecer a confiança de tantos anos e dizer que estamos sempre disponíveis. Impactar na vida de tantos jovens e adultos é motivo de muita alegria para o Senac que busca sempre fazer o seu melhor”. O gerente ainda falou sobre as possibilidades que o Senac oferece por meio do Banco de Oportunidades. Os dois entrevistados foram convidados para entregar os certificados para a turma do grupo produtivo de costureiras, que representou ao vivo os mais de 100 jovens certificados no mesmo dia. Também foram entrevistados os artistas que se apresentaram, a diretora Maria Telma dos Santos e a assistente social do projeto Clara Angélica Bezerra. Quem não acompanhou a transmissão da Live pode conferir na íntegra através do canal do Instituto Rahamim no You Tube.

Os apresentadores da Live, MKM e Blenda, poetas do Coletivo “Entre Becos” ficaram muito emocionados com todos os testemunhos que foram transmitidos naquela tarde. “Como uma jovem mulher preta da favela fico muito emocionada em conferir tudo o que o Instituto Rahamim e seus parceiros fazem pelos jovens das quebradas do Santa Maria e Laranjeiras. Foi realmente uma honra conduzir esse evento”. Testemunhou a poetisa Blenda Santos.

O Projeto Juventude & Cidadania Laranjeiras ofertou 1190 vagas de cursos gratuitos, sendo que vários jovens poderiam fazer mais de um curso nos grupos produtivos. Apesar da pandemia, foram 48 cursos ofertados, 890 certificados entregues, 3787 participantes indiretos, 29 palestras para a comunidade, 24 grandes eventos, 05 Lives, 30 líderes locais capacitados, 598 famílias assistidas com alimentação no período de isolamento social com 544 cestas básicas, 210 cartões alimentação, 1570 frascos de álcool 70% entregues em diversas comunidades, e mais de 7 mil máscaras reutilizáveis. O Projeto Juventude & Cidadania Laranjeiras teve a parceria da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.




Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square