SEMINÁRIO REÚNE LIDERANÇAS E ALUNOS DO PROJETO JUVENTUDE & CIDADANIA DE LARANJEIRAS

April 12, 2019

       No dia 11 de abril aconteceu o primeiro seminário sobre “Gestão e Liderança” no auditório da UFS Campus Laranjeiras, promovido pelo Instituto Rahamim em parceria com a Petrobras, e contou com a participação de 127 pessoas. Foi a primeira capacitação para líderes de toda a comunidade laranjeirense. Os alunos dos cursos em execução do Projeto Juventude & Cidadania Laranjeiras, principalmente os que participam dos grupos produtivos, também foram contemplados.

        Durante período da manhã a palestra ficou por conta do Mestre em Administração, orientador e consultor na área de gestão e liderança, Thiago Jesus, que abordou sobre as definições do que é gestão, sempre contando com a participação do público, e citando vários exemplos de como ser um bom gestor. Mostrou a diferença entre ser um gestor e um líder. Thiago explicou que a gestão se manifesta em nosso cotidiano a partir da organização da casa e da vida pessoal. Ele realizou uma dinâmica da “montanha russa” para comparar a vida pessoal com a profissional enfatizando que precisamos tomar decisões e atitudes para nos reerguer e levantar nossa empresa e projetos comunitários, com estratégias e diferenciais. E que, no final de cada experiência, os que realmente tem coragem e determinação, enfrentariam novamente uma outra montanha russa para conseguir conquistar tudo o que almeja.

        O período da tarde o seminário foi conduzido pelo especialista em associativismo, cooperativismo e mercado, Delso Oliveira Andrade. Delso iniciou com uma provocação intensa da plateia acerca da realidade da estruturação de mercado, como de fato funciona, todo o sistema de consumo, intermediação e distribuição. Pegou vários exemplos sugeridos pelos presentes e deu uma grande ênfase sobre o que chamou de “exército de reserva”, que são todos os desempregados de nossa sociedade. Salientou sobre os objetivos que nos impulsionam a iniciar qualquer atividade de organização da sociedade civil ou uma empresa. No prosseguimento, Delso explicou todas as formas de organização associativas, interpelando a plateia e mostrando a diferença entre os tipos de organização da sociedade civil, sendo elas com fins lucrativos e as sem fins lucrativos. Recordou o papel ideológico das associações comunitárias sem fins lucrativos que tem a finalidade de desenvolvimento social, são de caráter socioassistencial, complementam as ações do Estado e não tem ganho promocional para os sócios. Já as cooperativas visam a renda como resultado do trabalho, tem atividade econômica e partilham a sobra. Ressaltou sobre a valorização do desenvolvimento local: “As pessoas tendem a serem induzidas para consumir em grandes comércios e serviços, deixando de comprar uma peça em uma costureira ou comércio local para comprar em shoppings com um custo muito mais alto.”

      O aluno do curso de Auxiliar de Eletricista, David Mateus Borges, primeiro secretário da Associação do Bairro Gameleiro, afirmou que o seminário ajudou a tirar dúvidas que estavam relacionadas ao seu desenvolvimento profissional, assim como o social. “Creio que não só eu, mais todos os que estavam ali presentes, tivemos a oportunidade de interagir e aprender através de relatos verdadeiros da vida do palestrante Thiago Jesus, além das dinâmicas focadas na Gestão e Liderança que me fez refletir bastante como me comportar de hoje por diante em relação ao melhor para meu futuro e o de minha família.” Afirmou o aluno em relação ao que ocorreu durante a manhã do seminário. “Pela tarde, com Delso Andrade, nem imaginava que após o término da mesma ficaria tão esclarecido e interessado em esclarecer muitas outras coisas. Confesso que se fosse relatar a diferença do aprendizado que tive nesta palestra com relação às coisas que aprendi quando me tornei membro da Associação por 04 anos em minha comunidade, nem saberia por onde começar”. Ainda para David ficou claro que não basta ter boa vontade para realizar um projeto de vida, que é preciso aprender e entender tudo que diz respeito à nossa sociedade, sobre as pessoas ao nosso redor, para que se possa evoluir no associativismo.

    Maria Geane do Nascimento Santos, artesã e presidente da Associação de Desenvolvimento Social do Bairro Cedro, também saiu empolgada com as ideias que resultaram do conhecimento adquirido. “Tanto com Thiago Jesus como com o Delso Oliveira Andrade aprendi a lidar com certo tipo de situação dentro da associação!” enfatizou. “Foi uma troca de experiência para mim que sou artesã que contribuiu muito para gerar mais lucro em minha atividade, além de ajudar em traçar objetivos novos para a associação que coordeno.”

      O Projeto Juventude & Cidadania Laranjeiras, que tem a parceria da Petrobras, vem realizando um trabalho contínuo de acompanhamento e formação das instituições do município para que possam crescer com autonomia e gerar novas oportunidades para os laranjeirenses.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

MOSTRA "LARANJEIRAS DA GENTE" CELEBROU SEMANA DA SERGIPANIDADE

October 27, 2019

1/2
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square