"LUGAR DE MULHER É ONDE ELA QUISER"

March 8, 2019

     

 O mês de março é comumente dedicado às mulheres do mundo todo , e será comemorado no Instituto Rahamim com ações diversificadas. Durante o mês de fevereiro a intercambista peruana Melina Peláez Heredia preparou as alunas e alunos dos projetos Juventude e Cidadania de Aracaju e de Laranjeiras com várias palestras, bem como conversou com as mamães das crianças do projeto Novos Caminhos. A base de suas apresentações foi o empoderamento feminino, igualdade de gênero, fazendo um paralelo com uma análise da violência contra mulher, histórico de conquistas e desafios ainda a serem enfrentados e, através de seu próprio exemplo como jovem formada em administração que rodou o mundo em viagens para conhecer outras culturas e há 05 anos vive no Canadá, ajudou as participantes do projeto sobre seu papel na sociedade cotidiana.   

           No dia 08 de março, dia internacional da mulher, aconteceu uma caminhada da sede do instituto no município de Laranjeiras até a Praça da Matriz Sagrado Coração de Jesus, passando por várias ruas da cidade histórica. Ao longo do percurso alunas do projeto Juventude & Cidadania Laranjeiras e parceiros foram distribuindo panfletos, conversando com as pessoas que encontravam no caminho, tanto mulheres quanto homens, e espalhando alegria por onde passavam. No carro de som que acompanhou a caminhada, além das músicas, textos narrados conscientizavam os ouvintes sobre os índices de violência e maus tratos perpetrados contra a mulher que aumentam todos os anos no Brasil. Na praça houve um momento de reflexão com a Secretária da Assistência e Desenvolvimento Social, Danielle Costa Dantas. Rosas vermelhas foram colocadas na escadaria da igreja matriz representando todas as mulheres vitimizadas pela violência, que foram distribuídas ao final do evento. A SEADS tem sido parceira do Instituto Rahamim através do projeto Juventude & Cidadania desde sua implantação no município, apoiando todas as ações. Ainda na praça houve mutirão de serviços de manicure e pedicure, corte de cabelo, apresentações culturais com a cantora Fernanda Aquino e a bailarina Jeniffer Ribeiro. A assistente social do projeto Juventude & Cidadania Laranjeiras, Clara Angélica, falou sobre os desafios e conquistas das mulheres no século XXI; e também outras falas importantes de membros da secretaria municipal de saúde, da assistência e do próprio Instituto Rahamim enriqueceram a tarde. 

         Na última semana de março acontecerá um evento no auditório da Praça Mariana no bairro 17 de Março em Aracaju finalizando as ações comemorativas do mês dedicado às mulheres. Todavia, a luta pelo emponderamento feminino e contra a violência continuará o ano todo.

          O Projeto Juventude & Cidadania Laranjeiras é realizado em parceria com a Petrobras, que também patrocina o Projeto Juventude & Cidadania Aracaju há 3 anos, com qualificações profissionais e ações de educação e cidadania nos dois municípios.

*fotos e vídeos nas galerias do site e através das redes sociais Facebook e Instagram. 

         

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

MOSTRA "LARANJEIRAS DA GENTE" CELEBROU SEMANA DA SERGIPANIDADE

October 27, 2019

1/2
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square