Petrobras renova contrato para 2º edição do Projeto Juventude & Cidadania

February 25, 2018

 

O Instituto Rahamim, que atua no bairro Santa Maria e adjacências há quase 18 anos, e no município de Salgado há pouco mais de um ano realizou na tarde de quinta feira, 22 de fevereiro, o relançamento do "Projeto Juventude & Cidadania" que tem mais uma vez o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. A ocasião contou com a presença do Sr. Carlos Torres, representante do setor de Responsabilidade Social e Ambiental da sede no Rio de Janeiro, e de outros representantes do mesmo setor da empresa como o gerente Paulo Neto (BA) e a Senhora Francislene de Oliveira (SE).

   O Senac e o Instituto Rahamim assinaram mais um contrato para a execução da segunda edição do projeto. A ação é voltada para jovens entre 18 e 29 anos e o objetivo é promover acesso a cursos profissionalizantes e de qualificação profissional a custo zero. Através do contrato, o Instituto Rahamim ofertará, ao longo de dois anos, 21 opções de títulos, dentre eles Estilista de Moda, Confeiteiro, Salgadeiro, Recepcionista, Frentista, Auxiliar de Manutenção Hidráulica e diversos cursos na área de informática, totalizando 26 turmas e 635 vagas, todos ministrados pela unidade do Senac Móvel. O Projeto Juventude & Cidadania conta também com o apoio da Prefeitura Municipal de Aracaju através da SEMASC e do Sebrae. As aulas acontecerão na sede do Instituto Rahamim, nos Centros de Referência de Assistência Social da Prefeitura de Aracaju (Cras Santa Maria e Cras Maria Diná), e na Paróquia da Santa Cruz. Jovens de toda a capital podem se inscrever, mas terão prioridade no preenchimento das vagas os portadores de deficiências e beneficiários de programas sociais, como o Bolsa Família. O primeiro curso será o de Manicure e Pedicure, e terá início em 13 de março. No dia seguinte, começará o curso de Frentista. Mas também estão abertas inscrições para Confecção de Bonecas e de Embalagens Artesanais. 

      Para Eliane Aquino, Vice-Prefeita e Secretária da Assistência Social e da Cidadania, o Santa Maria e o 17 de Março têm características bastante especiais. “As pessoas destes bairros são surpreendentes por sua força e garra. Eu sei que nessas localidades existe um potencial muito bom e que grandes trabalhadores das mais diversas áreas, inclusive empreendedores, estão aqui. E nós, enquanto administração pública, faremos sempre o possível para ampliar o raio de atuação das boas práticas. Nesse momento disponibilizamos os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) como pólos educacionais, onde serão realizados diversos cursos. É dessa forma que queremos trabalhar, construindo oportunidades de vida”. 

    Paulo do Eirado, diretor do Senac/SE, comemorou a retomada da parceria que já havia acontecido na primeira edição do projeto em 2015, quando 260 jovens foram beneficiados com os cursos da instituição. “Para o Senac, acima de tudo, é a reafirmação de um projeto que já é bem-sucedido e que agora continuamos numa escala maior. Ficamos muito gratos por escolherem o Senac para ofertar esses cursos e, ao mesmo tempo, agradecemos à Petrobras por proporcionar que tudo isso possa acontecer. É uma ação muito válida, direcionada à juventude, às pessoas que estão precisando ingressar no mundo do trabalho”, declarou. “É com essa intenção que o Senac chega junto, que é buscar não apenas a formação no sentido da educação profissional obrigatória, mas ir além. É ter a questão do desempenho no trabalho, da ética, do meio ambiente, da cidadania, tudo isso sendo levado em conta para que tenhamos profissionais como a gente entende que devam ser. E o Senac é um parceiro desse projeto para ajudar na construção desses grandes profissionais”, concluiu o diretor. Como lembrou Cristiano Lima Santos, fundador e coordenador do Instituto Rahamim, a parceria com o Senac começou, na verdade, em um projeto anterior chamado Santa Faustina, voltado para a qualificação profissional do público feminino durante dois anos, e que teve o patrocínio do IAAF (Instituto Afrânio Affonso Ferreira) “Desde então fomos construindo essa rede de compromissos, de troca de conhecimentos, de experiências, com uma riqueza muito grande, ente o Instituto Rahamim e o Senac. Ficamos muito felizes em tê-lo como nossa parceiro, pois acreditamos estar oferecendo o melhor do ensino profissionalizante às pessoas atendidas pelo instituto”, reconheceu Cristiano.

      O Projeto Juventude & Cidadania é um mecanismo de transformação social através da promoção da cidadania, qualificação profissional e resgate da autoestima dos jovens. A novidade que a segunda edição traz é, além do aumento do número de cursos e vagas disponíveis, haverá um laboratório de informática comunitário, e a divisão das atividades em quatro unidades espalhadas pelo Complexo Santa Maria para facilitar a participação e integração de todos.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

MOSTRA "LARANJEIRAS DA GENTE" CELEBROU SEMANA DA SERGIPANIDADE

October 27, 2019

1/2
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square